domingo, 12 de novembro de 2017

Olha ela...

                                            
             
A pregação nas igrejas pede aos seus seguidores a humildade. Que sejam humildes na vida, nas ações, no recebimento das pancadas.
De onde vem essa tese? Quem a cunhou? O que entende por humildade ou a pessoa ser humilde? Será que é ser pau mandado, cabeça baixa, aceitar a dominação dos poderosos ou mais fortes sem reação?

Nas redes sociais cujos donos  venceram sem possuirem esse tipo de humildade tacanha, existem milhares de mensagens pedindo humildade. Mas todas publicadas por medrosos, ávidos de serem perdoados por seus pecados.

A construção de uma nação de covardes, de cidadãos de baixa estima tem gerado a inanição mental, a aceitação absurda dos desmandos dos poderosos. Talvez esteja introjetado no inconsciente  da massa a mera espectativa e a admiração por bandidos, políticos corruptos porque entendido como pessoas que tiveram a coragem que o bestunto não teve de fraudar a lei e viver as custas dos restantes amorfos.

Humildade não é cabeça baixa nem ter vergonha de reagir a injustiça e ao erro. Não é ser saco de pancada de o mais forte. Humildade é a pessoa aceitar que nasceu com o cognitivo mais bem formado do que outros, ou força mental ou física a maior do que o comum das pessoas e não jactar-se, apoderar-se da vantagem para ganhar espaço e vida na sociedade. Mas distribuir como dádiva. Humildade é saber que os outros  nasceram com menor capacidade que a si próprio e que cada um tem um papel na teia da humanidade e todos pactuados com  o social e com a vida em comum.

O contrário é a arrogância da certeza de ter nascido com um quociente de inteligência superior ou estado de liderança única, desperdiçado ou exarcebado a seu favor.
Daí nascem as discriminações, as segregações, o bullyng, próprios de quem se acha superior aos demais e com a certeza de poder usar a vida a seu favor em espaço infinito. Que se danem os outros!

Vamos parar com essa pregação de humildade distorcida para atender aos reclamos dos poderosos, daqueles que estão na vantagem da palavra e do status e no aproveitar daquele que quer acertar e ser boa pessoa. Respeitar as diferenças e ser generoso com todos é a verdadeira humildade e não abaixar a cabeça quando do tapa na cara.

Por um acaso, alguém pede humildade a um inglês? A um francês? A um estadunidense, jamais...

Nenhum comentário: